
O nascimento de um bebê é um momento de grande felicidade e deve ser comemorado, mas esta festa deve ser muito bem planejada pelo casal, seguindo as regras do hospital e as orientações médicas. Infelizmente contar com o bom senso das pessoas não costuma funcionar e por isso, alguns limites devem ser impostos.
Como em toda festa você deve planejar como quer que ela aconteça. Veja algumas sugestões para uma festa de sucesso.
Local:
Geralmente as mães preferem receber as visitas na maternidade, tanto para matar a curiosidade do pessoal, assim como evitar as longas visitas em casa.
Caso a paciente queira e a maternidade ofereça quartos maiores, essa pode ser uma opção interessante no sentido de isolar a mãe e bebê em momentos como a amamentação. Por outro lado, pode fazer com que os convidados sintam-se confortáveis e prolonguem a estadia.
Independente do quarto, mantenha-o sempre arejado com alguma brecha de janela aberta.
Horário:
Determine o período da festa. Mesmo que o parto tenha sido uma cesárea agendada, o dia do nascimento costuma ser intenso. Desta forma o primeiro dia deve ser reservado para avós, parentes e amigos mais próximos. Visitas pela manhã não são recomendadas, pois os pais tem diversas atividades como: as visitas médicas para mãe e bebê, banho e coleta de exames. O mesmo vale para a noite, quando é hora de todos descansarem. Por esse motivo, o período da tarde é considerado o ideal.
Duração:
A duração da visita não deve ultrapassar de 15 a 20 minutos. A visita na maternidade não deve ser momento para colocar o papo em dia, a não ser que seja a vontade do casal.
Vale lembrar que parente também é visita e devem seguir as mesmas regras.
Caso não queira que os convidados estendam muito a permanência, diferente de outros tipos de festividades, não sirva comidas e bebidas, nem ligue a televisão.
Traje:
Lembre seus convidados que suas roupas podem trazer doenças e por esse motivo o recém nascido não deve pular de colo em colo.
Os visitantes devem evitar perfumes muito fortes e fumar antes da visita. Os bebês estão descobrindo os sentidos e tem uma sensibilidade enorme a esses estímulos.
Todos devem usar álcool gel ou lavar as mãos ao entrar no quarto.
Convidados:
Atualmente com as redes sociais, um post pode fazer com que o casal receba mais visitas do que ela gostaria. Defina previamente quem você deseja receber na maternidade e avise-as com as informações sobre hospital, quarto e período preferencial.
Como nem toda criança sabe se comportar em um hospital, elas não devem acompanhar seus pais à maternidade.
Foto e Filmagem:
Fotos sempre sem flash (lembre-se que o bebê acabou de sair de um lugar escuro) e apenas com a permissão dos pais, especialmente antes de postar em alguma rede social.
Regras médicas:
Visitas com algum sintoma de gripe (nariz escorrendo, tosse, febre, etc...) são expressamente proibidas!
Se durante a visita mãe ou bebê precisarem submeter-se a qualquer tipo de procedimento, a visita deve se retirar. Essa regra também vale para o horário das refeições e das mamadas.
Tudo que foi escrito aqui são dicas que não se aplicam à todos os casais. Essas definições devem ser combinadas com antecedência entre o casal e seus familiares para evitar desgastes e surpresas desagradáveis, permitindo uma recordação perfeita de um momento tão especial.